Os alunos da E.M. Tasso da Silveira, em Realengo, como culminância do Projeto "ÉPOCA na Educação"*, criaram este blog para informar e dar orientação sobre vida saudável e para poder publicar alguns textos produzidos em sala sobre diversos temas. Comentários serão bem-vindos!
Quem somos nós
- Adolescentes Saudáveis
- Rio de Janeiro, RJ, Brazil
- Somos alunos das turmas 1704 e 1804, no ano de 2011 da E.M. Tasso da Silveira sob a orientação do professor Jorge Willian. No ano de 2010 foram responsáveis por este blog as turmas 1902 e 1904 que estiveram sob a orientação da Profª Célia Penço e do Prof. Edmilson Borret que, por sua vez, deram continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2007 pela turma 1903 e levado adiante, nos anos de 2008 e 2009, pelas turmas 1902 e 1901, respectivamente.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Aborto Provocado
Estima-se que sejam realizados mais de 40 milhões de aborto por ano, a maioria em condições precárias, podendo causar sérios riscos para a saúde da mulher. O método clássico de aborto é o por curetagem uterina e o método moderno por aspiração uterina, só utilizável sem anestesia para gestação de menos de 8 meses. Depois desse prazo, até 12 semanas de amenorréia, a aspiração deve ser realizada sob anestesia e com um aspirador eletrônico.
Postado por: Thiago Vieira
Fetos sentem dor durante o aborto?
Pesquisadores de Londres acreditam que fetos ainda pouco desenvolvidos podem sentir dor. Segundo a pesquisa, fetos podem ser capazes de sentir dor já na décima semana e, por isso, médicos britânicos estão estudando se há uma forma de anestesiar o feto durante a interrupção da gravidez.
Já obstetras e ginecologistas do Reino Unido contrariam essa versão e dizem que só há dor depois de 26 samanas.
Postado por:Marianni Marinho
Aborto no Brasil
O aborto no Brasil acontece mais com adolescentes ou porque os pais obrigam, ou seus companheiros não têm condições para sustentar uma criança, ou vão para o segundo ou mais filhos e não têm condições e abortam. No Brasil, só de duas formas que o aborto será permitido: para salvar a vida da gestante ou quando o filho for resultante de estupro. Fora esses casos, está sujeito a pena de detenção ou reclusão. Isso é o que dizem, porque várias mulheres já abortaram sem ter sofrido esses dois casos, e nada disso aconteceu a elas.
Postado por:Marianni Marinho
Curiosidades
São algumas curiosidades sobre aborto:
*Na Alemanha nazista, o aborto era proibido porque era dever da mulher fornecer filhos para o III Reich.
*Os gregos permitiam o aborto, mas os romanos os puniam com pena de morte.
*O primeiro país a permitir aborto no prazo de 28 semanas foi a Inglaterra, tornando-se atração turística para feministas.
Postado por: Isabele Barata
Anestesia no Aborto
Vivette Glover defende a utilização de anestesia no aborto, já que o feto passa a sentir dor a partir de 20 semanas de gestação ou talvez até depois de 17 semanas. Ela pondera, porém, que a dor dos fetos é provavelmente menor.
A teoria foi apoiada por aqueles que não apoiavam os abortos."É mais uma prova de que a vida humana começa no momento da concepção", diz Kevin Male, da organização britânica Life.
Postado por: Isabele Barata
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Nossa comida está doente II
Para muitas pessoas é uma paixão!!! Saborear doces como: chocolate,bombons,doces de banana, bolos,tortas, etc...É um dos maiores prazeres do mundo mesmo e que todos gostam.Não é recomendado cometer os excessos para não prejudicar a saúde; de forma a não aumentar o colesterol, não ter diabetes e nem engordar demais.
A obesidade torna-se uma séria ameaça à saúde causando inúmeros distúrbios químicos como hipertensão, varizes, falta de ar, risco de câncer , problemas de pele, dores nas costas, altos níveis de colesterol, etc...
Esses doces possuem também gorduras saturadas e TRANS, que elevam o nível de colesterol no sangue. Já os chocolates diets são ainda mais calóricos. Em excesso,o açúcar prejudica os dentes. A maioria das pessoas (nos países ocidentais) comem muito açúcar refinado (acrescentado ao café, chá, sucos e doces em geral) e gorduras (como manteiga). Esse consumo excessivo pode provocar cáries dentárias, doenças coronarianas e muitos outros prablemas de saúde.
Observação:
Errado: Chocolate provoca espinhas.Manchas brancas em barra de chocolate é sinal de que está estragado.Chocolate diet engorda menos
Certo: Chocolate melhora a saúde do coração e das artérias, e engorda.O chocolate branco engorda mais ainda. Dá a sensação de bem-estar, porque aumenta os níveis da substância serotina no cérebro.
Texto a partir do artigo "Nossa comida está doente" da revista Galileu, jan. 2007,pp.38-47
Postado por: Marianni Marinho e Isabele Barata
Nossa comida está doente I
A comida industralizada tem sido apontada por especialistas como uma das principais causas de doenças, principalmente nos Estados Unidos. Especialistas afirmam que dois terços dos adultos e 9 milhões de crianças estão acima do peso.Esse problema custa 75 bilhões de dólares anuais ao sistema de saúde americano.
Em comparação ao passado, a diferença é: em vez dos médicos com seus moderadoresde apetite, estão entrando em campo as canetas dos legisladores.
Observação:
Antes de pedir mais um "número 1" no McDonalds saiba que, afirmam os especialistas, em 2020, 75% das mortes no mundo serão causadas por doenças crônicas como diabetes, câncer, etc.
Texto a partir do artigo "Nossa comida está doente" da revista Galileu, Jan.2007, pp. 38-47
Postado por: Luan Soares Teixeira e Thiago Vieira Pereira.
Assinar:
Postagens (Atom)