Projeto:Redação Sobre a Corrupção (Turma: 1901 Maio/2009)
O trabalho foi desenvolvido através de um folheto distribuído pelo Tribunal do Centro do Município do RJ em parceria com o GTCS-Grupo de Trabalho de Mobilização e Capacitação para o Controle Social. Esse grupo surgiu por iniciativa da Controladoria Geral da União-CGU que promove, anualmente, um concurso nacional de desenho e redação sobre a corrupção. Este ano o tema foi "O que você tem a ver com a corrupção?", sendo o segundo colocado um aluno do Município do Rio de Janeiro.
O tema foi apresentado à turma com discussão sobre o livreto e a discussão foi orientada através das seguintes perguntas:
- Qual a lei da Corrupção?
- Quanto vale a sua consciência?
- Como se forma a bola de neve da Mentira?
Os vencedores foram:
1º lugar: Leonardo Neto
O que você tem a ver com a corrupção?
Primeiramente nós devemos nos perguntar o que é corrupção para podermos entender o que ela tem a ver conosco. Pois bem,a corrupção é a utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.
Diante disto,vemos que ser corrupto pode estar nos atos mais simples,não são apenas os "grandes" (principalmente políticos) que se corrompem.
Vejamos alguns pequenos exemplos: Quando alguém pede um atestado a um médico, sem estar doente, o que é? Ou quando alguém pede ao médico para receitar a empregada com o cartão de plano de saúde do marido ou do filho, como é que se deve denominar? E quando o médico atende mal a um paciente alegando que o SUS lhe paga mal? Ou faz uma cirurgia e registra outro, de maior porte, para receber mais? E o professor que embroma aula alegando que o governo lhe paga pouco? Como se chama o ato dos pais que querem que o professor dê um pontinho ao seu filho, no final do ano, para ele não sair reprovado? E o sujeito que para o carro na rua e fica conversando, atrapalhando o tempo dos outros? Ou quando estaciona trancando o carro de alguém, ou corta o sinal, pondo a vida dos outros em perigo? E os que cortam fila? E os que abusam do prestígio para tomar o lugar dos outros?Entre muitas coisas mais...
Logo, dizer que não somos corruptos é a nossa maior mentira. A única maneira da acabar com esse mal é reavaliar nossos atos e, assim podermos cobrar os nossos direitos.
2ºlugar: Maíza Gonçalves
O que você tem a ver com a corrupção?
Há pessoas que sempre participam da corrupção, às vezes a vida dessas pessoas é uma corrupção.
As pessoas nem se quer pensam nas outras pessoas que não estão cometendo essa injustiça.
O combate à corrupção começa por nós mesmos. É impossível você sair dirigindo um veículo pelas ruas da cidade, trombando em todo mundo, só por que você está atrasado para um compromisso, furar a fila na hora do almoço por que tem um monte de coisas para fazer antes de voltar para o trabalho. Parece simples, não? Mas é através desses pequenos exercícios de cidadania que começamos a ficar mais críticos em relação aos nossos atos para com os outros, e em relação aos atos dos outros também.
Parece confuso, mas se você e todos analizarem o hábito da família, da escola, do bairro e da cidade verão que as pequenas práticas podem mostrar o que é e onde está a corrupção.
Nós brasileiros somos coniventes com toda essa situação, ficamos de mãos atadas sem saber o que fazer; entra ladrão, sai ladrão e votamos na esperança de mudar este país, mas nada acontece. Em eleições, na presença de maus candidatos, o povo nada faz para mudar esta situação. Como se não bastasse tanta indiferença, há a venda de votos.
Não seja corrupto!
As pessoas ficam incomodadas com a corrupção, mas jogam lixo nos rios, nas ruas, não devolvem carteira e celular quando encontram.
O que o mundo tanto julga é a conseqüência do que plantou.
3º lugar: Enoque Henrique Miranda
O que você tem a ver com a corrupção?
Um dos grandes males da nossa sociedade atual é a corrupção, principalmente hoje, que é difícil encontrar alguém honesto. Há pessoas que acham que a corrupção tem a ver com política, mas não é só isso. Em muitos casos as pessoas se julgam honestas mas nem sempre sabemos se o que estamos fazendo é certo ou errado. Temos que ficar atentos nesse assunto.
Ouvimos dizer que se uma fruta cair da árvore do seu vizinho em nosso quintal, e se nós a pegarmos, sem dar satisfação, isso é roubo. Pode parecer exagero, mas temos que concordar. A corrupção pode acontecer com todos, como os políticos, que não pensam antes de roubar as verbas que servem para melhorar nosso país.Pode-se pensar que isso é um absurdo, mas independentemente de o roubo ser grande ou pequeno, o importante é a ação de quem o praticou.
Existem outras formas de corrupção, como a pirataria que rouba a autenticidade do artista vendendo cópias de filmes ilegais a preços muito baixos.
Somos da opinião que o importante é ter a consciência limpa. Com tudo isso, podemos dizer que a honestidade é a qualidade mais importante do caráter.
Vivemos em um mundo de várias formas da corrupção, mas o que vai dizer se temos ou não a ver com a corrupção são nossos atos.
2 comentários:
a essa redaçao feitos por alguns alunos da escola foi muito bom pq esta falando sobre a corrupçao
mas o tema podia ser aquecimento global
mas adorei cada redaçao
irei passar esse site do blog para todos os meus amigos
bjsssssss
ass milena da (1.601)
muito legal esse blog
muito bom a continuaçao desse blog
Allan: Olha,eu achei o site muito interessante,
ah antes que eu me esqueça,
parabéns ao léo que fez uma redação muito boa ...
d^.^b
Postar um comentário