Quem somos nós

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Somos alunos das turmas 1704 e 1804, no ano de 2011 da E.M. Tasso da Silveira sob a orientação do professor Jorge Willian. No ano de 2010 foram responsáveis por este blog as turmas 1902 e 1904 que estiveram sob a orientação da Profª Célia Penço e do Prof. Edmilson Borret que, por sua vez, deram continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2007 pela turma 1903 e levado adiante, nos anos de 2008 e 2009, pelas turmas 1902 e 1901, respectivamente.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RACISMO E HOMOFOBIA

JW: Segue uma série de quatro textos dos muitos que foram desenvolvidos ainda  dentro do tema do "Respeito ao Outro". Como podemos perceber, o tema nos remete sempre àqueles que nos são ao mesmo tempo próximos e distantes. O outro que é semelhante e ao mesmo tempo diferente. Portanto, o outro nos leva a repensarmos a alteridade como parte de nossa formação e respeitá-la (o que é mais do que tolerar) é um exercício democrático. Foi pensando neste exercício que o tema foi trabalhado nas salas de aulas das turmas do bloco II do terceiro turno da Tasso da Silveira. Neste turno, devido ao grande número de adolescentes e adultos, a questão da homofobia também mostrou-se  ser importante e isto se fez presente em boa parte da produção de texto dos alunos envolvidos. 
Os textos produzidos pelos alunos do PEJA e  postados pela "Equipe do BLOG" demonstram um pouco da heterogeneidade do grupo de alunos de uma escola noturna, tanto pela linguagem quanto pela maturidade do desenvolvimento dos temas.
Os títulos dos textos foram dados pela "Equipe do Blog", que também ficou responsável por pesquisar no Google imagens que ilustrassem a produção textual dos colegas da noite.   
***********************************************************************************

                                    PRECONCEITO E REPRESSÃO

Todos  convivemos numa sociedade racista. Querendo ou não somos criados reprimindo negros e homossexuais, as vezes de forma tão pequena que não percebemos, mas para as pessoas que sofrem o preconceito pode ser tornar um dano irreparável no psicológico desse ser.

Os negros já sofreram  por muitos anos, hoje sofrem um pouco menos, mas o preconceito ainda existe, porém nada do que o negro já passou, o deixou sem força e sem garra para lutar contra tudo o que sempre sofreu, devagar ele foi conquistando seu espaço  numa sociedade que sempre o reprimiu.

 Já os homossexuais sofreram, sofrem e não se sabe ate quando irão sofrer com o preconceito, pois cada dia que passa vemos mais homossexuais  escondidos, deprimidos, isolados, e cometendo suicídios.

Ontem quem mais sofreu com o preconceito foram os negros, hoje  os homossexuais e amanhã quem será a próximo reprimido pela a sociedade?



Texto:  Anna Gabriela Pimentel
 Postado por: Karolayne Silva  e Lucas Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                            VIVA A DIFERENÇA
                                             
Todo indivíduo tem obrigação de respeitar o outro. Embora eu saiba que para muitos não é tão fácíl como pareça, pois a sociedade em geral só respeita quem tem um comportamento considerado correto para a maioria das pessoas. Eu, particularmente, fujo dessa regra, acho que toda pessoa merece respeito, independente de sua cor, religião, condição social, etc.

Hostilizar o outro por causa das escolhas pessoais, para mim é um crime grave que, por sinal, é um dos que na minha concepção eu não cometerei.

Mas como respeitar o outro, se a maioria das pessoas não respeita a si próprio. Acho que a sociedade tem que rever todos os seu conceitos, se despir dos preconceitos. Espero que as pessoas deixem de ser hipócritas e parem de querer viver a vida que lhe é imposta e vivam como querem ser, desde que não prejudiquem ao outro.

Pare de seguir o comportamento que alguém falou que é certo. Errado é ser infeliz. Viva a diferença.

Texto : Almira da Silva (Turma163)
Postado por : Letícia Medeiros e Karolyne Mello

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                           HOMOFOBIA

Muita gente exige respeito, mas poucas pessoas sabem realmente o significado da palavra respeito. Algumas pessoas falam: "não tenho preconceito contra gay mas não quero que meu filho vire um''. Se não tem preconceito porque não quer que o filho vire? seria por vergonha ? e sentir vergonha da opção sexual do filho não é preconceito?

Há pessoas que julgam a outro pela roupa, pelo corte de cabelo, pelo estilo de música que se ouve e acham que são melhores por serem diferentes, quando na verdade seriam ótimas pessoas se parassem de julgar as pessoas pela forma de ser e se preocuparem mais consigo mesmo.

A falta de respeito e o preconceito é falta de conhecimento . E essa falta de conhecimento gera transtornos a quem sofre preconceito. Há pessoas que se matam por isso, que sofrem por isso. Tá na hora de percebermos que o mínimo que devemos ter por outra pessoa é respeito, e preconceito seja lá qual for é burrice.


Texto: Simone A.dos Santos (Turma: 163)
Postado por : Giulia C. Travassos e Larissa Kenya R. de Souza.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                      UNIÃO

O respeito ao outro tem que existir a todo momento, e sem ter distinção de raça ou sexualidade. O respeito tem que existir, mas nem sempre existe em nossa sociedade, pois as pessoas são muito preconceituosas com a outra raça e também com a sexualidade do outro, e geralmente isto acontece quando as pessoas não tem cultura ou quase não tem cultura, elas recriminam e até mesmo tentam excluir da sociedade esse tipo de pessoas que não são nem melhores nem piores, mas sim diferentes delas.

Nos dias de hoje, as pessoas já estão começando a aprender que não precisam ser igual para conviver na mesma sociedade, mas ainda falta muita coisa para melhorar.


texto:  João Lucas (Turma 163)
Postado por: Sanny Araújo e Larissa Santiago
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                  Equipe do Blog

Um comentário:

Regina_Representante do Rioeduca/5ªCRE disse...

Amados!

Desejo Deus em todos os momentos de suas vidas.
Que haja PAZ, FRATERNIDADE e UNIÃO, dentro e fora da escola, para todos!

Regina_Representante do Rioeduca
5ªCRE